Você sabe o que é terçol no olho? Conhecido também como Hordéolos, é uma inflamação que afeta as glândulas Zeis ou Mol, situadas na borda das pálpebras externas, e que pode se manifestar nas glândulas Meibomius — na região interna, chamada de calázio.
Ele se manifesta em forma de caroço, ardência, coceira e inchaço, geralmente com a aparência parecida com a de uma espinha. Como essa doença, na maioria dos casos, costuma aparecer e sumir voluntariamente, ela acaba não preocupando tanto as pessoas.
No entanto, é importante deixar claro que essas inflamações podem se tornar bastante dolorosas e sua ocorrência pode gerar algumas complicações. Pensando nisso, elaboramos este post para esclarecer as principais dúvidas sobre essa condição. Confira!
Causas do terçol
O terçol surge quando as glândulas que produzem a parte lipídica da lágrima são obstruídas, tendo como principais causas:
- mal funcionamento da glândula, provocando o acúmulo de substâncias;
- infecção bacteriana;
- blefarite, que é uma doença que provoca inflamação na borda da pálpebra, no local onde nascem os cílios;
- excesso de oleosidade na região dos olhos.
Fatores de risco
Além das principais causas, existem alguns casos que podem aumentar a incidência do terçol, são eles:
- fase da adolescência, devido o aumento da oleosidade da pele provocada pela desregulação hormonal;
- terceira idade;
- uso de lentes de contato não higienizadas;
- toque nos olhos com as mãos sujas;
- cosméticos fora da data de validade;
- dormir com maquiagem.
Principais sintomas
Agora que você já sabe do que se trata essa inflamação, é importante conhecer os seus principais sintomas. Entre as características mais marcantes do transtorno, pode-se citar o (a):
- inchaço ou caroço vermelho nas pálpebras;
- presença de pus;
- dor na região;
- visão embaçada;
- calor e vermelhidão;
- lacrimejamento;
- sensibilidade à luz.
Cuidados que devem ser realizados
Na maioria dos casos, o terçol melhora sozinho, mas nada impede que medicamentos sejam prescritos pelo médico nas situações mais graves. Para atenuar os sintomas, você pode realizar uma boa higiene da região infeccionada, evitando o acúmulo de secreções, assim como fazer compressas de água morna sobre o local, por cerca de dez minutos, no mínimo duas vezes ao dia.
Além disso, no caso do aumento de oleosidade da pele e blefarite, o profissional pode indicar um tratamento mais específico, a base de pomadas ou colírios, compostos por anti-inflamatórios e antibióticos.
Além disso, alguns hábitos devem ser evitados, por exemplo:
- utilizar lentes de contato, tendo em vista que o hordeólo pode soltar pus e contaminar a lente, gerando risco para usos futuros;
- espremer o caroço, já que isso pode piorar a inflamação;
- usar maquiagem no olho, considerando que ela pode estimular a obstrução da glândula.
Agora que você já sabe o que é terçol no olho, conhece suas principais causas, sintomas e cuidados, não deixe de sempre buscar atendimento médico, já que ele é o profissional capacitado para indicar os melhores tratamentos e cuidados. Além disso, é importante se prevenir com práticas simples, como sempre lavar as mãos e manter as lentes de contato sempre limpas.
Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite a visita e leia também sobre como funcionam as consultas online!