Fazer um check up médico é importante em todas as etapas da vida, já que se trata da realização periódica de diversos exames clínicos com a finalidade de avaliar o estado geral de saúde. Assim, é possível identificar previamente alguma doença que ainda não tenha manifestado os sintomas, aumentando as chances de cura.
Devido à rotina corrida que a maioria das pessoas tem, é comum se sentir perdido e preocupado por deixar de cuidar da sua saúde e de sua família. Contudo, não há motivos para pânico, afinal, ainda existe tempo para que se possa fazer isso.
Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda a importância do check up médico e como você já pode pensar no melhor momento para realizá-lo. Confira!
Qual a importância do check up médico?
Fazer um check up é benéfico para qualquer pessoa, já que por meio dele é possível:
- prevenir doenças;
- identificar problemas no estágio inicial;
- acompanhar o histórico evolutivo de alguma enfermidade;
- reconhecer hábitos prejudiciais e corrigi-los; entre outros.
Com os exames regulares, o médico consegue detectar possíveis problemas de saúde que o organismo apresentar. Por isso, ele inclui vários exames preventivos e físicos para analisar a saúde do paciente e os riscos que ele corre. Caso um problema seja encontrado, serão fornecidas as informações em relação aos métodos de tratamento e maneiras adequadas para evitar a manifestação ou evolução da doença.
Hoje os tempos mudaram e não se procura um médico apenas em casos de emergências. O foco é o cuidado do paciente e, para isso, os sistemas de saúde oferecem orientação, suporte e o que for necessário para que todos tenham condições de tomar decisões em relação à própria saúde e participar do gerenciamento do seu tratamento.
Quais são os exames mais comuns no check up médico?
Os exames solicitados no check up médico possibilitam que o médico averigue o funcionamento de alguns órgãos, presença de infecções ou alterações no sangue, entre outras irregularidades. Entre os exames mais comuns estão os de:
- fezes;
- urina;
- hemograma;
- verificação do nível de colesterol;
- testes de pressão arterial;
- identificação de diabetes;
- ureia;
- creatinina;
- índice de massa corporal (IMC) e teste de obesidade;
- papanicolau, para as mulheres;
- próstata, para homens.
A lista também pode incluir análise para entender como anda a saúde do coração — como o eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, entre outros exames que podem ser solicitados conforme o estado geral e histórico de doenças na família.
A frequência do check up deve ser definida por um clínico geral ou pelo médico que acompanha o paciente. Geralmente, é indicado que os exames sejam realizados na seguinte periodicidade:
- pessoas com doenças crônicas, como o diabetes, hipertensão ou câncer: a cada 6 meses;
- pessoas com fatores de risco para alguma enfermidade, por exemplo, fumantes, obesos, sedentários etc.: 1 vez ao ano;
- adultos saudáveis: a cada 2 anos.
Agora que você já sabe a importância de fazer um check up médico regularmente, é preciso estar sempre por dentro do assunto. Afinal, sua saúde é o bem mais precioso que você tem.
Para se informar, de maneira prática e eficiente, você pode curtir nossa página no Facebook!