Saiba como prevenir o infarto por meio de 5 ações do dia a dia

4 minutos para ler

O infarto, também chamado de ataque cardíaco, acontece quando o fluxo de sangue do miocárdio é bloqueado. Quem é socorrido a tempo tem mais chances de sobreviver, além de ser importante receber um tratamento dedicado a evitar danos significativos à musculatura do coração.

Alguns hábitos saudáveis no dia a dia podem fazer a diferença e minimizar as chances de ter um infarto. Ao tomar essas decisões em sua vida, você pode contribuir imensamente para a própria saúde e manter esse risco longe.

Veja a seguir 5 ações do dia a dia que podem ajudar a prevenir o infarto:

1. Tenha uma alimentação equilibrada

Você costuma exagerar nas comidas gordurosas? Então é preciso rever esse hábito para se prevenir do infarto. Ter uma boa alimentação faz muito bem à saúde e pode manter longe o risco de diversos tipos de problemas.

Um cardápio apropriado contempla alimentos como frutas, verduras, legumes e carboidratos. Mantenha uma dieta equilibrada e, se possível, consulte um nutricionista para obter um aconselhamento pensado para o seu caso.

2. Largue o cigarro

O hábito de fumar pode aumentar as chances de infarto e causar uma série de outros riscos ao corpo, incluindo alguns tipos de câncer. Contribua para que esses problemas fiquem longe ao largar o cigarro, e aproveite os benefícios que a sua qualidade de vida proporcionará a partir dessa decisão.

O processo não é tão fácil assim, e requer força de vontade para começar. Você pode conversar com o seu médico para obter recomendações sobre como agir e até iniciar um tratamento focado nisso.

3. Pratique atividades físicas

Manter o corpo em movimento é outra decisão que contribuirá imensamente para a sua qualidade de vida e ajudará a manter longe o risco de infarto. São diversas formas de praticar atividades físicas, como frequentar a academia algumas vezes por semana e realizar uma caminhada diariamente.

No entanto, antes de começar, é fundamental buscar a orientação do seu médico a respeito de quais exercícios pode fazer e com qual regularidade.

4. Tenha um acompanhamento médico

Muitos dos problemas cardiovasculares podem ser prevenidos se o paciente tiver o hábito de realizar consultas médicas regulares e check ups. Por meio desse acompanhamento, a sua saúde será monitorada e você poderá receber recomendações pensadas para o seu quadro específico.

É importante enfatizar que não é apenas quem tem histórico de problemas cardiovasculares que deve fazer esse acompanhamento médico. Todo mundo tem a se beneficiar disso.

5. Divirta-se

O quanto da sua vida corresponde ao lazer em relação ao trabalho e ao estresse? Essa proporção precisa ser sempre saudável para você se manter em equilíbrio. Quem vive em um ritmo muito acelerado e não encontra tempo para relaxar e se divertir tem mais chances de ter um infarto.

A liberação da endorfina acontece sempre que realizamos uma atividade que nos causa prazer. Esta é a chave para manter o seu sistema cardiovascular saudável e, claro, contribuir para um estilo de vida mais feliz.

Saber como prevenir o infarto é relativamente simples, bastando tomar as decisões certas em seu estilo de vida. Isso contribuirá não só para minimizar o risco de infarto como também uma série de doenças graves que podem prejudicar a sua qualidade de vida.

Como você viu neste artigo, é fundamental realizar consultas médicas regularmente para manter a saúde em dia. Confira aqui no blog por que é tão importante realizar o check up.

Posts relacionados

Deixe uma resposta