Conforto no consultório médico é essencial? Como isso contribui com o paciente?

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Oferecer conforto em seu consultório médico é essencial para promover credibilidade e atrair mais pacientes — tendo em vista que muitas vezes esses são indicados por pessoas próximas. Além disso, oferecer um atendimento agradável é um ponto positivo que tornará o local uma referência em qualidade.

São várias estratégias que podem colaborar para que o paciente se sinta acolhido. Por isso, é necessário conhecer e avaliar aqueles que mais se adéquam às necessidades do estabelecimento.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas de como isso pode ser feito e tornar o consultório médico mais confortável. Confira!

Forneça um agendamento eficiente

A experiência do paciente se inicia na hora do agendamento, antes mesmo de chegar ao local físico. Na maioria dos casos, os agendamentos são feitos pelo telefone e, nesse momento, é importante que ele seja atendido com muita atenção.

Evite que ele passe por longos períodos de espera para ter o atendimento agendado. Para isso, você pode contar com ferramentas próprias de gerenciamento do tempo de cada atendimento ou de autoagendamento.

Essas escolhas operacionais acabam por contribuir para que a equipe do consultório possa estabelecer melhor o quadro de horários e reduzir as chances de acúmulo de pessoas em espera, propiciando um agendamento pontual.

Capacite os colaboradores da recepção

A equipe de recepção é a primeira a ter contato com o paciente. Sendo assim, é primordial que ela tenha um atendimento de qualidade, recebendo a todos com cordialidade e respeito. Para isso, é necessário proporcionar treinamentos, a fim de delinear os pontos que serão alinhados à cultura do consultório médico e que priorizem sempre o atendimento humanizado.

A recepção é a porta de entrada do estabelecimento. Isso quer dizer que é a primeira impressão que seus pacientes terão. Realize bons investimentos e conquiste a fidelização deles!

Invista nos serviços de copa

Oferecer um espaço com algumas com água e café ou, até mesmo, alguns lanchinhos (biscoitos, bolachas e balas, por exemplo), é uma ótima alternativa para deixar os pacientes e seus acompanhantes mais confortáveis. É importante transmitir esse cuidado de deixá-los como se estivessem em casa.

Mantenha os banheiros limpos

É muito incômodo que um lugar que cuida da saúde tenha um banheiro sujo e sem manutenção. Isso gera uma impressão de falta de higiene e cuidado.

Para evitar essa situação, delegue alguém para verificá-los periodicamente, assegurando que estejam sempre limpos, higienizados e que não falte sabonete, papel higiênico e outros materiais necessários.

Disponibilize algum tipo de distração

A sala de espera deve disponibilizar algum tipo de entretenimento para o paciente aguardar pela consulta com mais tranquilidade. Colocar uma televisão ou oferecer livros e revistas podem ser boas opções para ajudar com que o tempo parado passe mais rápido.

Conceder acesso à internet também é um benefício a mais que você garante ao paciente, considerando que hoje praticamente todo mundo possui um smartphone.

Tenha um espaço que comporte todos os clientes

Ter que esperar pela consulta em pé é algo muito desagradável para o paciente e impacta diretamente a sua experiência no consultório médico. Por esse motivo, assegure que existam lugares suficientes para que todos esperem sentados, inclusive nos horários de pico.

Além disso, opte por móveis confortáveis, afinal, mesmo que a pessoa fique pouco tempo sentada, ninguém merece uma cadeira ou sofá duros na sala de espera. Adquirir um mobiliário de qualidade e duradouro é uma ótima dica, já que o desgaste deles será muito mais do que um utilizado em residência, por exemplo.

Ofereça um pós-atendimento

Cada paciente é único e precisa ser tratado de forma personalizada. O cuidado deve continuar mesmo depois de sua saída do consultório.

Acompanhar sua evolução e mandar mensagens em datas especiais é importante para que ele se sinta especial, aumentando a fidelidade.

Faça pesquisas de satisfação

A melhor forma de saber se o serviço prestado por seu consultório está atendendo às expectativas do paciente é perguntando para ele. As pesquisas de satisfação contribuem para a identificação tanto dos pontos fortes quanto daqueles que precisam ser melhorados.

Agora, você já sabe a importância de fazer com que os pacientes se sintam confortáveis no consultório médico. Nesse sentido, nada melhor do que ter um time de atendimento preparado e com a finalidade de tornar a experiência de todos a melhor possível.

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